100gr: Calorias/Energia: 110 a 170 … Lípido/Gordura: 1g a 2,7g … Hidratos de Carbono: 22,78g a 31g … Proteína: 2,56g a 4g
- Auxilia e preserva o intestino: por ser rico em fibras solúveis e insolúveis, o arroz integral ajuda no funcionamento e na proteção do intestino. Enquanto as fibras insolúveis previnem a constipação e a colite, as fibras solúveis se ligam a substâncias cancerígenas, impedindo a sua fixação e evitando casos de câncer colo-retal.
- Bom para o coração: o arroz integral contém grandes quantidades de magnésio em sua composição. Este mineral ajuda a regular o batimento cardíaco, inibe a agregação das plaquetas e relaxa o músculo dos vasos sanguíneos. A fibra solúvel do alimento também é responsável por diminuir e equilibrar os níveis de LDL (colesterol ruim). Com isto, os riscos de doenças cardíacas reduzem consideravelmente.
- Bom para o cérebro: quem faz a diferença aqui, outra vez, é o magnésio. O mineral é necessário para a síntese da serotonina. Ele também impede que o ocorra um aumento abrupto do cálcio em nossos neurônios. Já a vitamina E, encontrada no grão, é um importante agente antioxidante, ou seja, ajuda combater radicais livres e evitar doenças relacionadas com o estresse oxidativo. As vitaminas B3 e B1 também fazem a sua parte e ajudam no bom funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
- Bom contra a asma: uma dieta rica em grãos integrais reduz a chance de ocorrer asma durante a infância. Isso acontece por conta de agentes anti-inflamatórios presentes no alimento, como a vitamina E e o magnésio.
- Bom para os músculos: o arroz integral é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da massa muscular, já que o seu consumo mantém um nível de energia ao longo do dia. Como é um carboidrato de digestão lenta, não há picos de açúcar no sangue. Com a metabolização da glicose, seu organismo mantém um saldo positivo de energia, garantindo ânimo para os treinos.