• Dom. Abr 28th, 2024

BETERRABA

Bysaudebio

Nov 28, 2023

100gr: Calorias/Energia: 43 a 49 … Lípido/Gordura: 0,17 gr a 0,90 gr … Hidratos de Carbono: 9,56gr a 11,10gr … Proteína: 1,61gr a 1,95gr.

 

  1. Diminuir a pressão alta

A beterraba ajuda a diminuir a pressão arterial por conter nitratos, componentes que são transformados em óxido nítrico no organismo, uma substância que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação de sangue.

  1. Melhorar o rendimento durante os treinos

A beterraba melhora o rendimento durantes os treinos, porque aumenta a circulação de oxigênio do sangue nos músculos, aumentando a energia e a disposição durante os treinos e facilitando a recuperação após os exercícios físicos.

  1. Aumentar a imunidade

Por conter vitamina A, vitamina C e zinco, nutrientes com propriedades antioxidantes protegem e fortalecem as células de defesa do organismo, a beterraba ajuda a aumentar a imunidade.

  1. Prevenir a anemia

A beterraba é uma boa opção de alimento que pode ajudar a prevenir a anemia, por conter ferro, vitamina B9 e vitamina C, nutrientes que são importantes para a produção de hemoglobina no sangue, um componente dos glóbulos vermelhos do sangue que transporta o oxigênio dos pulmões para todo o corpo e que normalmente está diminuído na anemia.

  1. Manter a saúde dos músculos

Com boas quantidades de potássio e cálcio, minerais que são importantes para o bom funcionamento do músculo e para a contração muscular, a beterraba e as folhas desse tubérculo são boas opções de alimentos para manter a saúde dos músculo, melhorando o rendimento e a recuperação após o exercício físico e evitando cãibras.

  1. Prevenir o envelhecimento precoce

Por conter conter boas quantidades de vitamina A, vitamina C e betalaínas, nutrientes e compostos bioativos que funcionam como potentes antioxidantes, a beterraba ajuda a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

  1. Controlar o colesterol

A beterraba ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, porque contém antioxidantes e fibras que ajudam a reduzir da absorção de colesterol a nível intestinal e a oxidação das células de gordura.

  1. Combater a prisão de ventre

Com boas quantidades de fibras, a beterraba estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação e ajudando, assim, a combater a prisão de ventre.

  1. Ajudar a prevenir o câncer

Por conter vitamina A, vitamina C e betalaína, a beterraba tem ação antioxidante e anti-inflamatória, evitando os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis, e ajudando, assim, a prevenir o surgimento do câncer.

  1. Manter a saúde dos olhos

A beterraba mantém a saúde dos olhos previne cataratas, pois contém Vit A, um nutriente que evita o surgimento de xeroftalmia, que é uma doença causada pela deficiência dessa vitamina e que pode provocar secura, dificuldade de enxergar em ambientes escuros e cegueira.

Além disso, a vitamina A presente na beterraba também ajuda a combater os radicais livres e proteger a retina, prevenindo a degeneração macular e catarata relacionados com a idade.

  1. Melhorar a circulação

A beterraba melhora a circulação por ser rica em nitratos, componentes que se transformam em óxido nítrico no organismo, favorecendo o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhorando a circulação de sangue.

  1. Evitar doenças cardiovasculares

Por ser rica em vitamina B9, ou ácido fólico, a beterraba ajuda a evitar doenças cardiovasculares, como AVC, aterosclerose ou infarto, porque parece diminuir os níveis de homocisteína no organismo, um aminoácido que, quando está elevado, está pode causar alterações nos vasos sanguíneos, aumentando o risco de doenças no coração.

error: Content is protected !!