• Seg. Mar 4th, 2024

GENGIBRE

Bysaudebio

Nov 28, 2023
Ginger root isolated on white

100gr: Calorias/Energia: 52 a 80 … Lípido/Gordura: 0,75 gr a 0,90 gr … Hidratos de Carbono: 17,77gr a 19,10gr … Proteína: 1,82gr a 1,99gr.

 

1. Ajuda emagrecer

O gengibre contém gingerol, que é um composto bioativo com propriedades termogênicas, que acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura corporal, promovendo o emagrecimento. Além disso, o gengibre tem ação diurética, estimulando a eliminação do excesso de líquido do corpo e ajudando a desinchar. No entanto, para emagrecer, o gengibre deve fazer parte de uma dieta saudável e variada, associada à prática regular de exercícios físicos.

2. Combate azia e gases intestinais

O gengibre contém chogaol, gingerol e zingerona, compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias, carminativas e antieméticas que relaxam os músculos do estômago e intestino, e diminuem a acidez do estômago, sendo uma boa opção para combater a azia e os gases intestinais.

3. Evita a diabetes

Por conter zingibereno, gingerol e curcumeno, que são compostos fenólicos com potente ação antioxidante, o gengibre protege as células do pâncreas contra os radicais livres, mantendo os níveis adequados de insulina no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

4. Melhora náuseas e vômitos

O gengibre contém propriedades antieméticas, que aceleram o esvaziamento do estômago, melhorando as náuseas e vômitos que podem acontecer durante a gravidez, ou  em tratamentos de quimioterapia, por exemplo.

5. Tratar e prevenir gastrite e refluxo

O gengibre é um potente antioxidante e anti-inflamatório que ajuda a combater inflamações no estômago, prevenindo e ajudando no tratamento de gastrite e úlceras. Além disso, o gengibre também tem propriedades antieméticas, facilitando o esvaziamento do estômago e prevenindo, assim, o refluxo e a má digestão.

6. Prevenir o câncer

Por conter boas quantidades de zingibereno, curcumeno, farneseno e gingerol, compostos bioativos que possuem atividades antioxidantes, o gengibre ajuda a prevenir o surgimento do câncer por combater o excesso de radicais livres no organismo, impedindo o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.

7. Equilibra a pressão arterial

O gengibre tem propriedades relaxantes, anti-inflamatórias, antioxidantes, vasodilatadoras e anticoagulantes, que melhoram a elasticidade e o relaxamento das artérias, facilitando a circulação de sangue e ajudando, assim, a equilibrar a pressão arterial. Além disso, o gengibre inibe a enzima conversora de angiotensina, uma enzima que promove a contração dos vasos sanguíneos,aumentando pressão arterial.

8. Combate infecções

Por ter ação bactericida e expectorante, o gengibre pode ser usado na forma de chá ou xarope para ajudar a combater doenças respiratórias, como gripe, resfriados, asma e bronquite, aliviando a tosse e a febre. Além disso, o gengibre também ajuda no tratamento de infecções na boca e na garganta, como faringite, amigdalite, periodontite e gengivite.

9. Alivia a dor muscular

O cineol e o borneal, que são compostos bioativos presentes no gengibre, têm importante ação analgésica, ajudando a aliviar a dore muscular. O gengibre também tem ação anti-inflamatória e calmante, melhorando os sintomas de dor em pessoas com artrite, reumatismo e artrose.

10. Preveni doenças cardiovasculares

O gengibre contém compostos anti-inflamatórios que inibem a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo doenças, como infarto, pressão alta, aterosclerose e derrame. Além disso, os antioxidantes presentes no gengibre também combatem o excesso de radicais livres, impedindo a oxidação das células de gordura e ajudando no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

11. Alivia cólica menstrual

O gengibre contém cineol e bornal, que são compostos com efeito analgésico e, por isso, quando consumido um pouco antes ou logo no início do período menstrual, ajuda a aliviar as cólicas.

12. Ajuda a tratar doenças inflamatórias

O gengibre possui compostos bioativos, como chogaol, zingerona e gingerol, por exemplo, que conferem propriedades anti-inflamatórias, sendo uma alternativa para ajudar no tratamento de doenças inflamatórias como lúpus, artrite reumatoide e psoríase.

error: Content is protected !!